Tipos de carnes

Flat Iron Steak

O Flat Iron Steak é um corte derivado do Shoulder Steak. Quando é retirado o tendão que permeia o Shoulder Steak, o que sobram são dois bifes finos de intenso sabor e suculência.
Surpreende o fato de se tratar de um corte do dianteiro, pois ainda se tem no Brasil a falsa ideia do conceito de carne de primeira e de segunda. Quando na verdade, são a genética e a alimentação do animal que fazem a carne ter ou não qualidade.

Qualidades sobre o Flat Iron:

– A preparação do flat iron steak é menos complicada do que parece. A peça é retirada da raquete, livrando-a do colágeno presente na carne e conseguindo dois grandes bifes de flat iron.
– Seu sabor é inconfundível e extremamente fácil de ressaltá-lo: basta apostar na combinação de sal grosso, pimenta do reino ou temperos de sua preferência que você garantirá uma experiência gastronômica incrível.
– Outra coisa que chama atenção é sua maciez, sua suculência e seu alto grau de marmoreio, garantindo um sabor incrível para o seu churrasco.

Brisket Texano

O beef brisket é o que chamamos de peito bovino. Esta é uma carne mais fibrosa, mas que com uma boa preparação, resulta em uma carne extremamente macia e saborosa. Os temperos são os segredos para garantir o sabor único dessa maravilha. O corte tradicional no
Texas vem ganhando cada vez mais espaço entre os amantes de churrasco no Brasil.

Qualidades sobre o Brisket Texano:

– O Brisket possui uma “capa” preta chamada de “Bark”, onde concentra-se um delicioso e marcante sabor.
– Quando utilizado lenha, adiciona um sabor indescritível à peça resultando em um aspecto rosado, chamado de Smoke ring (anel de defumação).
– O brisket bem feito, torna-se uma carne extremamente suculenta, desmanchando na primeira garfada.

Denver Steak

O Denver Steak se destaca pela maciez e pelo alto grau de marmoreio. Inclusive, o corte está muito próximo ao Short Rib, outra peça rica em sabor, e da qual o Denver Steak também faz parte. É um corte recente, não tem muito mais do que dez anos. A gordura entremeada na
carne e o colágeno, bastante presente na região de onde o corte é retirado, tornam este corte um item indispensável nos churrascos.

Qualidades sobre o Denver Steak:

– O Denver Steak se destaca pela maciez e pelo alto grau de marmoreio. Inclusive, o corte está muito próximo ao Short Rib, outra peça rica em sabor, e da qual o Denver Steak também faz parte.

– A gordura entremeada na carne e o colágeno, bastante presente na região de onde o corte é retirado, tornam este corte um item indispensável nas confraternizações de mestres churrasqueiros.

Shoulder Steak

O Shoulder Steak, ou Raquete, como também é conhecido no Brasil, é um corte retirado do miolo da paleta, extraído do dianteiro do animal. Ele já foi considerado uma das carnes mais macias do boi, ficando atrás apenas do filé mignon. O Shoulder Steak merece a fama, principalmente para quem busca uma experiência em sabores diferenciados e requintados.
Dessa forma, é impossível não experimentar essa deliciosa opção de carne e conhecer novos sabores. Certo?

Qualidades sobre o Shoulder Steak:

– O Shoulder Steak é uma opção saudável, porque possui baixo teor de gordura, mas essa característica não significa a falta de sabor, pois a gordura encontrada entre as fibras internas e a quantidade de ferro concentrado no corte garante suculência e maciez.
– A textura também é um diferencial quando se trata do Shoulder. O corte não fica para trás no quesito maciez e se assemelha bastante ao filé mignon, acabando com os paradigmas de que cortes dianteiros não são satisfatórios para churrasco por serem considerados duros.

Dia da Pizza

O dia da pizza, comemorado no dia 10 de julho, começou por meio de um concurso realizado em São Paulo, organizado pelo então secretário de turismo Caio Luis de Carvalho. Esta competição tinha como objetivo eleger as dez melhores pizzas feitas com mussarela e marguerita.

É difícil encontrar alguém que resista a essa delícia. O tradicional círculo de massa, coberto com molho de tomate e com recheios variados já passou por muitas mudanças. Hoje, é possível encontrar pizzas nos mais diversos sabores e formatos. Com o objetivo de agradar os amantes dessa iguaria, os cardápios estão cada vez mais variados, sendo possível encontrar pizzas doces, sem glúten, sem lactose e em versões especiais para veganos e vegetarianos.

Para comemorar esse dia, conheça os diversos sabores que compõe o nosso cardápio:

Pizza de calabresa:

Entre as mais pedidas, ela está sempre presente, seja com ou sem cebola, o mais importante é que o recheio seja bem generoso. Mesmo a pizza sendo invenção dos egípcios, a queridinha dos brasileiros nasceu nos EUA. Foram os americanos que adaptaram o recheio e acrescentaram a cebola e azeitona para que fique mais saborosa e aromatizada no momento em que são retiradas do forno. Independentemente de onde veio, o prato caiu no gosto brasileiro e não há como resistir, pois, é um prato que, além de delicioso, não existe ocasião especial para degustar.

Pizza de Mussarela:

Se pararmos para pensar em algum queijo, o primeiro que pensamos é o mussarela. Afinal, ele é o queijo mais usado nas pizzas desde que ela surgiu. No Brasil, o queijo tem o nome de mussarela, porém na Itália sua denominação é mozzarella. Esse queijo é um dos mais vendidos no mundo e graças a sua facilidade de se caramelizar, formar bolhas e graças a sua grande elasticidade, ele é uma ótima escolha para se saborear junto com as deliciosas massas que amamos. Assim, a pizza fica crocante, dourado e a mussarela se estica bastante, do jeitinho que você gosta.

Pizza de Pepperoni:

A pizza de pepperoni representa cerca de 35% das pizzas vendidas nos Estados Unidos e, no Brasil, vem ganhando cada vez mais fãs. O peperoni nada mais é do que uma versão americana do tradicional salame italiano, que chegou ao país justamente com imigrantes no começo do século passado. Especula-se que tenha sido utilizado inicialmente como cobertura para pizza por volta de 1920, época de grande sucesso e ascensão dos açougues e pizzaria italianas nos Estados Unidos.

Pizza de salaminho

O salame é um dos produtos cárneos mais interessantes e de alto valor agregado. Esse produto é fabricado em diversos países e, no Brasil, o maior consumo ocorre principalmente na região Sul do país e isso se deve às tradições inerentes a essa região. O seu consumo pode ser feito de várias formas, mas uma das principais e mais gostosa são nas pizzas, criando um sabor característico e extremamente consumidos pelos apreciadores dessa iguaria.

Dia do Chocolate

Você sabia que existe dia mundial do chocolate?
No dia 7 de Julho é celebrado o dia do chocolate, alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Consumido no mundo inteiro, é um importante componente da indústria alimentícia, além de ter um papel fundamental na economia de vários países do mundo. Os primeiros relatos do consumo da iguaria são por volta de 1500 A.C, pelos integrantes da civilização Olmeca, habitantes dos atuais territórios ocupados por México e Guatemala.

As vantagens dessa maravilha não se limitam apenas ao seu sabor único e delicioso é comprovado que o mesmo apresenta diversos benefícios para nossa saúde. Primeiramente devemos lembrar que o chocolate é fabricado de diferentes formas existindo, portanto, sabores diferentes. O chocolate ao leite é um dos mais consumidos e apresenta um teor de cacau relativamente baixo. O amargo, por sua vez, é rico em cacau e pobre em gorduras e açúcares, sendo o mais benéfico para a saúde. Já o branco não é feito da semente do cacau, e sim da manteiga de cacau, sendo então o que mais apresenta gordura e açúcares.

Todo mundo ama chocolate, né? Ele é um dos doces mais conhecidos e apreciados do mundo todo e fica delicioso de todas as formas, puro, misturado ou até mesmo derretido e, por isso, separamos aqui algumas receitas fáceis, rápidas e deliciosas que deixarão seus dias mais felizes.
Para comemorar esse dia separamos algumas receitas para você:

Petit Gateau na Travessa

Ingredientes
500g de chocolate meio amargo picado
8 gemas
1 xícara de açúcar
1 xícara de manteiga sem sal derretida
1 xícara de farinha de trigo
8 claras

Modo de preparo:
1. Derreter o chocolate em banho maria. Reservar.
2. Em uma tigela, dispor as gemas e o açúcar e bater com um fouet até a mistura ficar clarinha e fofa.
3. Juntar a manteiga e misturar bem.
4. Juntar a farinha de trigo e misturar.
5. Juntar o chocolate derretido e misturar. Reservar.
6. Bater as claras em neve e juntar a mistura.
7. Dispor em uma forma refratária untada e polvilhada com chocolate em pó.
8. Levar ao forno por 25 minutos.
9. Servir em seguida com sorvete.

Suflê de chocolate com calda quente

Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 unidades de ovo (claras e gemas separadas)
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 pitada de sal
3/4 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de Chocolate em pó
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:
1. Em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e mexa até dourar.
2. Retire do fogo, acrescente uma a uma as gemas e continue mexendo rapidamente.
3. Misture o leite condensado e o chocolate em pó.
4. Bata as claras em neve com o sal e incorpore delicadamente ao creme de chocolate.
5. Distribua a massa em refratários individuais, untados com manteiga.
6. Asse no forno, preaquecido, a 180 ºC, durante cerca de 35 minutos.

Calda:
7. Em uma panela, misture o leite, a manteiga, o chocolate e o açúcar.
8. Deixe ferver em fogo brando até dar ponto de calda. Sirva o suflê quente acompanhado com a calda.

Dica: se preferir use um refratário grande.

Creme de chocolate branco com morango

Ingredientes
600 leite
4 unidades de gema de ovo
3 colheres (sopa) de amido de milho
300 gramas de chocolate branco picado
300 gramas de morango
4 colheres (sopa) de gin
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
300 gramas de pão de ló
2 xícaras (chá) de chantilly pronto

Modo de preparo:
1. Em uma panela, ferva o leite e reserve.
2. Na batedeira, bata as gemas com o amido de milho.
3. Junte o leite quente às gemas e mexa bem.
4. Volte a panela ao fogo e cozinhe, mexendo até engrossar.
5. Ponha o chocolate picado e mexa até derretê-lo.
6. Amasse os morangos.
7. À parte, misture o gin e o açúcar.
8. Leve ao fogo até formar uma calda. Deixe esfriar.
9. Esfarele o pão de ló e distribua em taças.
10. Disponha uma camada de morangos e uma de creme de chocolate.
11. Cubra com chantilly e decore com morangos.

Fondue de Chocolate com pimenta

Ingredientes
Calda:
20 pimentas-dedo-de-moça em lâminas com sementes
1/2 xícara(s) de chá de açúcar
1/2 xícara(s) de chá de água

Fondue:
400 g de chocolate amargo
200 ml de creme de leite fresco
100 ml de calda de pimenta

Frutas para acompanhar
Banana em pedaços
Uvas
Morangos

Modo de preparo:

1. Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver até engrossar. Coe e reserve apenas a calda.

Fundue

2. Aqueça o chocolate no micro-ondas, em tempos iguais de 30 segundos, até obter uma mistura lisa e homogênea.
3. Aqueça o creme de leite, sem deixar ferver, e misture ao chocolate e a calda de pimenta. Misture bem.

Frutas para acompanhar

4. Disponha as frutas em uma travessa e sirva com o fondue quente.

Estação de limpeza!

É hora de lavar as peças usadas no frio

Depois do uso intenso de casacos e cobertores durante o inverno, o início da primavera é o período ideal para higienizar as peças. Guardá-las limpas, ajuda a prevenir que na próxima temporada de frio os itens estejam manchados ou com sinais de mofo.

Lãs, malhas e tricôs precisam ficar longe do sabão em pó, que endurece o tecido. Use apenas sabão neutro e seque em local fresco e arejado. O couro pode receber uma limpeza simples, com pano úmido, seguido de uma boa hidratação, que pode ser feita com hidratante corporal.

Já o cashmere precisa ser limpo a seco, usar água pode comprometer a durabilidade da peça. O veludo, mesmo sendo um tecido delicado, pode ser lavado na máquina, com sabão em pó. Só evite secadoras, que podem encolher a roupa.

Edredons e cobertores também podem ser lavados normalmente, na máquina, usando sabão em pó. Só certifique-se que o eletrodoméstico vai suportar o peso. Depois de limpas, guarde as peças envolvidas em sacos de TNT, evite os de plástico, que facilitam o mofo.

Durante a estação, sempre que possível, abra os armários e deixe as peças ventilarem. Outra dica é apostar em truque caseiros contra o mofo, como deixar pedaços de giz ou um pouco de serralha, dentro de um potinho, guardados no guarda-roupas. Os produtos vão cuidar da absorção da umidade.

Livre-se das pragas!

Durante esta época do ano, é comum surgirem infestações de diversos insetos pela casa. Além de incômodos, os visitantes indesejados podem fazer mal à saúde. Livre-se de uma vez por todas desses inquilinos com dicas simples!

Pulgas e Carrapatos

Os bichinhos de estimação, normalmente, são os principais transmissores desses parasitas. Para evitar o contato, mantenha sempre os animais limpos, de banho tomado e pelos enxugados. Caso o seu amigo já tenha sido infectado, removas as pulgas e carrapatos usando uma luva e depois cuide da higiene do animal. Também é importante fazer uma boa faxina na casa, investindo no uso de inseticidas e do aspirador de pó. Aproveite também para lavar as roupas, evitando que qualquer peça tenha contato com os parasitas.

Formigas

Para se livrar das formigas, invista em cheiros fortes, que vão afastar o inseto. Coloque um potinho com cravo ou canela no local onde tiver mais formigas e os óleos essenciais cuidarão de espantá-las. Troque o conteúdo a cada duas semanas, para manter a eficácia. Se elas estiverem à procura do açúcar, um pedaço de casca de laranja ou limão dentro do açucareiro vai manter o inseto bem longe. A borra de café também é uma grande aliada! Prepare uma mistura com metade de detergente, metade de água e borrife nos cantos e frestas da casa. Depois, é só cobrir os buracos e rachaduras com o pó.

Baratas

As baratas são o terror da maioria das pessoas e a principal dica para mantê-las longe de casa é deixar o seu lar sempre limpo. Ou seja, nada de louça suja na pia, lixo acumulado e caixas de papelão amontoadas, principalmente se estiverem com resíduos. Para prevenir a visita do inseto, misture partes iguais de açúcar granulado e bicarbonato de sódio em pratinhos e distribua pela casa.

Se as dicas não forem suficientes, chame uma empresa especializada para realizar uma dedetização na residência. Mas lembre-se: na hora de escolher o profissional, confira se ele está cadastrado na Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (aprag.com.br). Essa é a certificação de que será usada apenas a quantidade necessária de pesticida, garantindo a segurança da sua família.

Leve a primavera para o seu lar!

Faça Você Mesmo: Jardim

Com a chegada da estação mais florida do ano, vem a inspiração para decorar a casa com muitas flores. Por que não construir o seu próprio jardim? Preparamos um passo a passo que vai te ajudar nessa missão!

1. Reserve um espaço no quintal! Só sabendo a área disponível para plantação é que será possível escolher as espécies que serão cultivadas.
2. Fique atento à luminosidade! Controlar a incidência de luz sobre as plantas é imprescindível para que elas cresçam saudáveis.
3. Um bom solo é bem adubado e tem uma boa drenagem. Mas fique ligado: além do adubo orgânico, algumas espécies necessitam de outros nutrientes.
4. Na hora de comprar as sementes ou mudas, fique atento às condições do seu jardim, como espaço, luminosidade e facilidade de rega. Pesquise antes de escolher a espécie.
5.  De acordo com a espécie escolhida, prepare o solo ou canteiro para a plantação. Se for o caso, adquira os vasos levando em consideração o crescimento da planta.
6. Lembre-se que cada espécie necessita de um cuidado especial. Por isso, escolha a terra, o adubo e faça um quadro de horário de regas para cada planta ou flor.
7. Quanto às ferramentas, para começar o jardim você vai precisar de:
– Regador
– Pá de aço ou alumínio
– Forquilha (usada para retirar raízes)
– Luvas
– Tesouras de poda


Descobriu que não tem talento para a plantação? Não tem problema! No Armazém do Grão, você encontra lindas espécies, que vão ajudar a deixar sua casa ainda mais bonita e perfumada.

Culinária nacional

Exaltando os sabores do Brasil!

Do Oiapoque ao Chuí, ou seja, entre dois extremos territoriais do país, não tem nada igual: a gastronomia brasileira é diversificada e deliciosa. As muitas influências sofridas durante a colonização, fez do Brasil um território rico em diversidades culturais e culinárias. Aqui, o requinte europeu ganhou o toque tupiniquim dos índios e os fortes temperos africanos.
Da alimentação dos indígenas, o povo brasileiro herdou uma dieta baseada nas raízes, principalmente a mandioca, e nas carnes de caça e pesca. Com os portugueses, chegaram também o arroz, os doces, o coco e, principalmente, o açúcar e o sal. Da África, vieram os sabores mais marcantes, entre eles, pimentas, azeite de dendê, alho e cebola.
Com o passar dos anos, cada região desenvolveu um cardápio típico. No Norte, muitos pratos com farinhas, peixes, carnes de caça e ingredientes exclusivos, como açaí, cupuaçu e guaraná. Já no Nordeste, as receitas são fortes, basicamente influenciadas pelas condições geográficas e econômicas. Temperos apimentados, frutos do mar e diversidade de cores e sabores, são tradição.
No meio do país, a culinária do Centro-Oeste é marcada pela pecuária e investe no consumo de carnes, muitas delas exóticas, como javali, capivara e jacaré. A alimentação no Sudeste é variada. Entre os estados da região, é fácil encontrar, feijoada, massas, doce de leite, torresmo e picadinhos. Enquanto isso, no Sul do país, é possível aproveitar um bom churrasco, chimarrão e pratos típicos da culinária alemã, como cucas, tortas de maçã e joelho de porco.
Que tal viajar pelo Brasil sem sair de casa? Preparamos um cardápio inspirado na culinária nacional para você conhecer um pouco mais das tradições do país!


Norte
Bolo de Macaxeira

Ingredientes:
1kg de macaxeira (mandioca)
3 ovos
2 colheres de manteiga
2 xícaras de açúcar
1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
100g de coco ralado
2 xícaras de leite
50g de queijo ralado
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e vá acrescentando a macaxeira cozida aos poucos. Depois, unte uma forma, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, até que o bolo fique dourado.


Nordeste
Farofa de Carne de Sol

Ingredientes:
200g de farinha de mandioca
1 xícara de carne seca cozida
4 colheres de óleo
½ cebola
Sal, coentro, pimenta do reino e salsinha a gosto

Modo de preparo: Refogue a cebola, adicione a carne e mexa por dez minutos. Acrescente a farinha, tempere e deixe cozinhar por mais cinco minutos, até aquecer a farinha.


Centro-Oeste:
Vaca Atolada

Ingredientes:
1kg de aipim
1kg e ½ de costela cozida
4 tomates
3 cebolas
2 tabletes de caldo de carne
Sal, pimenta e cheiro verde a gosto

Modo de preparo: Refogue a cebola, adicione a carne e mexa por dez minutos. Acrescente a farinha, tempere e deixe cozinhar por mais cinco minutos, até aquecer a farinha.


Sudeste:
Feijão Tropeiro

Ingredientes:
500g de feijão vermelho cozido
150g de bacon
250g de linguiça calabresa
4 ovos
1 xícara de azeite
2 cebolas
6 dentes de alho
2 colheres de farinha de mandioca
Sal, pimenta e cheiro verde a gosto

Modo de preparo: Em uma frigideira, frite o bacon e a linguiça e reserve. Depois, frite a cebola e o alho e acrescente o feijão. Adicione os outros ingredientes, tempere e mexa bem.


Sul:
Cuca

Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de fermento
4 colheres de óleo
250ml de leite morno
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher de canela em pó
Raspas de limão

Modo de preparo:
Em um recipiente, misture o fermento, uma colher de açúcar e metade do leite e deixe descansar por 30 minutos. Acrescente mais cinco colheres de açúcar, duas xícaras e meia de farinha de trigo, duas colheres de óleo, o leite, as raspas de limão, uma pitada de sal e os ovos. Misture até formar uma massa, despeje em uma forma untada, polvilhe a farofa e leve para assar em forno médio. Para a farofa, basta misturar o que sobrou da farinha, óleo, açúcar e a canela.